- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Brasil está sendo destruído por traidores', diz Lula ao criticar governo Bolsonaro

© REUTERS / Paulo WhitakerLula, ex-presidente do Brasil
Lula, ex-presidente do Brasil - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva escreveu várias mensagens no Twitter nesta quarta-feira contra a administração do atual presidente Jair Bolsonaro, que ele descreveu como "governo de traidores" e "entreguistass" que "não sabem e não querem defender" a Amazônia.

"Hoje o país está sendo destruído por um governo de traidores [...] As empresas, os bancos públicos, o petróleo, os minerais e o patrimônio que não lhes pertencem, mas sim ao povo brasileiro", atacou Lula em uma série de 25 tweets para cumprimentar seus seguidores.

As mensagens publicadas pelo ex-presidente, preso desde 7 de abril de 2018 em Curitiba, foram para saudar os participantes de um seminário "em defesa da soberania nacional e popular", realizado na Câmara dos Deputados e do qual a ex-presidente Dilma Rousseff também participou.

"Até a Amazônia está ameaçada por um governo que não a conhece e não quer defendê-la; isso incentiva o desmatamento, não protege a biodiversidade ou a população que depende da floresta viva", afirmou Lula, alertando que "o mercado não protegerá um dos maiores territórios do mundo, o subsolo e a plataforma continental; a Amazônia, Cerrado, Pantanal".

O ex-presidente destacou a criação das empresas estatais Petrobras, Eletrobras, BNDES e grandes empresas siderúrgicas, entre outras, e lamentou que "o que foi construído com o esforço de gerações esteja ameaçado a desaparecer ou ser privatizado em detrimento do país, como fizeram com Telebras, Vale, CSN, Usiminas, a rede ferroviária, Embraer".

Petrobras

Para a companhia estatal de petróleo, ele dedicou um espaço especial em seu discurso para denunciar que "está sendo vendido em pedaços para seus concorrentes estrangeiros" e que as autoridades "reduzem a produção de combustíveis aqui para importar em dólares dos Estados Unidos e é por isso que os preços do combustível e do gás disparam para as pessoas".

© AP Photo / Evan Vucci Bolsonaro e Trump na Casa Branca.
'Brasil está sendo destruído por traidores', diz Lula ao criticar governo Bolsonaro - Sputnik Brasil
Bolsonaro e Trump na Casa Branca.

"Bolsonaro entregou nossa política externa aos EUA, deu, em troca de nada, a Base de Alcântara, uma posição privilegiada onde poderíamos desenvolver um projeto aeroespacial brasileiro [...] Reduziu a diplomacia a uma questão familiar e assessores que dizem que a terra é plana", ironizou Lula antes de dizer que Bolsonaro "mudou nossas conquistas na OMC pela ilusão da OCDE, o clube dos ricos que o desprezam" e que "anunciou um acordo com a União Europeia, sem pesar vantagens e perdas, e agora entram em guerra com os europeus para seguir o jogo de [Donald] Trump".

Ele também disse que "nenhum país nasce grande, mas nenhum país cumprirá seu destino se não construir seu próprio futuro" e instou o povo brasileiro a "seguir seu próprio caminho antes que seja tarde demais para salvar o futuro".

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) cumpre pena de 8 anos e 10 meses de prisão por seu envolvimento na Operação Lava Jato, iniciada em 2014 para investigar subornos pagos por grandes empresas de construção à empresa petrolífera Petrobras, a fim de obter contratos de obras públicas.

Como parte dessas investigações, o juiz Sérgio Moro (agora ministro da Justiça e Segurança) condenou em 2018 a mais de 12 anos de prisão a Lula, acusando-o de receber um apartamento no Guarujá (SP) como propina. A sentença impediu o ex-presidente de participar das eleições do mesmo ano, nas quais as pesquisas lhe apontavam como favorito.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала