A oferta busca também informações sobre vendas de petróleo e navios-tanque, segundo informou o Departamento de Estado dos EUA em nota publicada nesta quarta-feira (4).
"O setor de Recompensas por Justiça do Departamento de Estado dos EUA (RFJ) está oferecendo uma recompensa de até US$ 15 milhões por informações que levem à interrupção dos mecanismos financeiros da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e suas filiais", diz a nota.
O texto acrescenta que a recompensa "inclui buscar informações sobre as vendas ilícitas de petróleo" da Guarda Revolucionária iraniana.
Em comentários posteriores, o representante especial dos EUA, Brian Hook, disse que essa ação marca a primeira vez que os Estados Unidos oferecem recompensa por informações que perturbam as operações financeiras de uma entidade governamental. Ele acrescentou que a ação era necessária porque o IRGC age mais como uma organização terrorista do que como um governo.
Hook também alertou os operadores portuários para que evitem negociações com qualquer navio petroleiro vinculado ao Irã, o que violaria as sanções impostas ao Irã.
O representante acrescentou que a guarda iraniana utiliza as receitas do petróleo para financiar atividades do Hezbollah, Hamas, Houthis no Iêmen e forças no Iraque e na Síria.