"Já teremos três novos helicópteros dos maiores do mundo operando na Chiquitanía, [através de] um contrato pago pelo Estado boliviano", informou o ministro da Defesa Javier Zavaleta.
De acordo com ele, os helicópteros entrarão em operação em conjunto com o destacamento de 'capacetes brancos', militares argentinos que começaram a chegar em 5 de setembro e estarão completos em 7 de setembro, fornecendo também dezenas de equipamentos terrestres, incluindo máquinas pesadas.
A NASA capturou imagens dos fogos nas regiões da Amazônia do Brasil e da Bolívia a 23 de agosto, de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na quarta-feira. https://t.co/f7tRY0Sdf2 pic.twitter.com/Pqp94Dqyyn
— Diário do Povo (@DiarioPovo) August 30, 2019
O combate a incêndios, no qual o governo de Evo Morales gastou mais de US$ 11 milhões no mês passado, segundo um relatório oficial, ficou concentrado por uma semana nos municípios localizados ao norte da Chiquitanía, uma região de florestas baixas e pastagens entre as selvas da Amazônia e as florestas do Chaco da América do Sul.