Com Bolsonaro por videoconferência, líderes sul-americanos se reúnem em prol da Amazônia

© AFP 2023 / Lula SampaioVista de cima das queimadas na Amazônia
Vista de cima das queimadas na Amazônia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os presidentes da Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Brasil, bem como o vice-presidente do Suriname, participarão de uma cúpula pela Amazônia. Bolsonaro participará à distância.

A cúpula ocorrerá no município colombiano de Letícia e busca um diálogo regional para a proteção do bioma afetado pelos incêndios no último mês.

O encontro será liderado pelo presidente colombiano Iván Duque, que "estará acompanhado por seus homólogos do Peru, Martín Vizcarra, do Equador, Lenín Moreno, e da Bolívia, Evo Morales", enquanto que o "presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que não poderá viajar por razões de saúde, participará do encontro por videoconferência", informou a Presidência colombiana em comunicado. Michael Adhin, vice-presidente do Suriname, também marcará presença.

O pacto "conterá um itinerário de atividades que deverão empreender não apenas os países amazônicos, como também as nações da região e a comunidade internacional em geral", anunciou a Presidência colombiana.

A decisão de celebrar a reunião entre os líderes da região amazônica surgiu durante o V Gabinete Binacional dos governos da Colômbia e do Peru, realizado na cidade de Pucallpa, no Peru, onde ambos os presidente ressaltaram a importância de avançar em um trabalho coordenado entre os líderes da região para garantir a proteção da Amazônia.

© REUTERS / Nacho DoceIncêndios florestais no território brasileiro da Amazônia
Com Bolsonaro por videoconferência, líderes sul-americanos se reúnem em prol da Amazônia - Sputnik Brasil
Incêndios florestais no território brasileiro da Amazônia

A cúpula ocorre em razão dos incêndios florestais que persistem no bioma amazônico há semanas, principalmente no Brasil e na Bolívia.

Os incêndios estão afetando os seis biomas do Brasil, ou seja, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, onde foram queimados aproximadamente 73.500 quilômetros quadrados, segundo dados do Instituto Nacional de Investigações Espaciais (INPE).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала