O míssil SOM-B2 é uma nova versão do míssil turco SOM, já presente nos arsenais das Forças Armadas do país. Enquanto o SOM foi desenvolvido para destruir alvos estacionários ou em movimento, o SOM-B2 foi criado para destruir instalações importantes construídas em concreto, como bunkers.
Em um vídeo publicado pelo canal TVNET no YouTube é possível ver o primeiro teste do míssil. O armamento foi lançado do ar e causou sérios danos a um alvo feito de concreto.
O SOM-B2 foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Indústria de Defesa da Turquia TUBITAK SAGE e pesa 230 kg. O bem-sucedido teste foi anunciado com júbilo pelo ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mustafa Varank, publicou o Internet Haber.
"Os primeiros testes do primeiro míssil de cruzeiro turco com capacidade de destruir instalações de concreto, SOM-B2, foram realizadas com sucesso", comentou o ministro.
O armamento deverá aumentar as capacidades bélicas do país. Além do desenvolvimento do míssil, a Turquia recebeu equipamentos do sistema de defesa antiaérea de fabricação russa S-400 recentemente.