O cancelamento foi justificado pelo presidente como reação a recentes ataques terroristas na capital afegã, Cabul.
Donald Trump usou o Twitter para comentar o cancelamento e dar detalhes da reunião.
Unbeknownst to almost everyone, the major Taliban leaders and, separately, the President of Afghanistan, were going to secretly meet with me at Camp David on Sunday. They were coming to the United States tonight. Unfortunately, in order to build false leverage, they admitted to..
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 7, 2019
Sem o conhecimento de quase todos, os principais líderes do Talibã e, separadamente, o Presidente do Afeganistão, se reuniriam secretamente comigo em Camp David neste domingo.
Trump recordou a morte de um soldados dos EUA durante o ataque.
"Infelizmente, para criar uma alavancagem falsa, eles admitiram um ataque em Cabul que matou um de nossos grandes grandes soldados e 11 outras pessoas. Eu imediatamente cancelei a reunião e cancelei as negociações de paz", enfatizou.
O presidente dos EUA também disse que o ataque sinaliza que o Talibã não teria o poder necessário para negociar um acordo.
"Se eles não puderem concordar com um cessar-fogo durante essas muito importantes negociações de paz e até mataram 12 pessoas inocentes, provavelmente não terão o poder de negociar um acordo significativo de qualquer maneira", concluiu Trump.