Nesta semana, habitantes do estado atingido pelo furacão Dorian presenciaram um fenômeno surpreendente que foi deixado pelo violento furacão. Desta vez, não se tratou de danos materiais nem árvores derrubadas, mas da surreal tonalidade roxa que cobria o céu.
— Josh Santamaria (@joshsantamaria) September 5, 2019
Não demorou muito tempo para que todo o mundo começasse a partilhar imagens tiradas pelos residentes locais, que gravaram o incrível evento natural, expressando seu alívio por não terem sofrido as devastações causadas pelo ciclone em outras regiões.
PURPLE SUNSET💜🌅 - Check out these breathtaking sunset photos after #HurricaneDorian left our area. Did you see it? pic.twitter.com/ko5efXmSKZ
— News4JAX (@wjxt4) September 5, 2019
Este fenômeno natural é resultado da dispersão da luz através de pequenas partículas. A cor peculiar resulta do comprimento da onda de luz e do tamanho da partícula. Neste caso, o grande comprimento da onda solar permitiu que a luz roxa ou azul do Sol prevalecesse no firmamento.
Middleburg! pic.twitter.com/zTEu5ArgbZ
— Nick Conte (@nickjconte) September 5, 2019
Ao atravessar as nuvens provocadas pelo furacão, a luz se expande de tal maneira que o espectro do seu brilho se torna roxo.