A proposta de Moreno deve enfrentar o anúncio formal da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, que têm uma candidatura conjunta para organizar o evento esportivo. O anúncio foi feito através do Twitter.
Ayer propuse a los presidentes @IvanDuque y @MartinVizcarraC que organicemos el Mundial de Fútbol Ecuador, Colombia y Perú 2030, año en el que Sudamérica está favorecida para ser sede. ¡Todo nuestro apoyo a la @FEFecuador y a su presidente @franciscoegas para lograrlo! pic.twitter.com/bRKg8hKGB7
— Lenín Moreno (@Lenin) September 7, 2019
Ontem, propus aos presidentes Iván Duque e Martín Vizcarra que organizassem a Copa do Mundo no Equador, Colômbia e Peru 2030, ano em que a América do Sul é a anfitriã"
O presidente equatoriano acrescentou que dará todo o apoio à Federação Equatoriana de Futebol (FEF) para "realizar esse sonho no Equador", acrescentou, sem dar mais detalhes.
Duque e Vizcarra não comentaram publicamente a proposta do Equador.
Moreno se encontrou na sexta-feira (6), no povoado colombiano de Letícia, com líderes da Colômbia, Peru, Bolívia, além de ministros das Relações Exteriores de outros países para unir forças e proteger o ecossistema amazônico.
Argentina, Paraguai e Uruguai anunciaram no início do ano que solicitarão uma licitação para organizar a Copa do Mundo, proposta à qual o Chile aderiu em fevereiro.
O Catar sediará a Copa do Mundo de 2022, que pode ser a primeira da história com 48 participantes. O torneio de 2026 será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.