Netanyahu revela suposta instalação nuclear secreta do Irã e é chamado de 'mentiroso'

© REUTERS / Gali Tibbon/Pool Benjamin Netanyahu
 Benjamin Netanyahu - Sputnik Brasil
Nos siga no
Enquanto o mundo procura neutralizar as tensões entre os EUA e o Irã, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu reapareceu com novas e controversas alegações de atividade nuclear iraniana "secreta", e ele tinha materiais visuais para ajudar.

Em uma breve entrevista coletiva na segunda-feira, Netanyahu afirmou que Israel descobriu um "local de desenvolvimento de armas nucleares" iraniano em Abadeh, ao sul da cidade de Isfahan. Os iranianos "destruíram" o local, no entanto, ao saber que Israel sabia disso, disse Netanyahu.

Usando recursos visuais dramáticos para apoiar sua história - uma situação que inspirou zombarias e memes - Netanyahu declarou que era "incrível" que "toda vez" Israel revelasse informações sobre as supostas atividades nucleares do Irã, Teerã repentinamente se move para "encobrir seus rastros".

Ele mostrou fotos do que alegou ser o local em Abadeh "antes" e "depois" do Irã perceber que Israel estava interessado nelas - e disse que o posto de Abadeh foi descoberto a partir de um arquivo nuclear muito secreto anteriormente exposto por Israel.

Israel expôs outra violação iraniana de seus compromissos internacionais: a Zona de Desenvolvimento de Armas Nucleares Abadeh. Nós provamos que Irã conduziu experimentos para desenvolver armas nucleares lá, e depois eles destruíram a zona quando souberam que descobrimos.

No ano passado, Netanyahu se impressionou com uma vistosa conferência de imprensa - durante a qual ele ficou em frente a uma estante cheia de arquivos iranianos supostamente secretos - e afirmou que o acordo nuclear do JCPOA para o Irã de 2015 era "baseado em mentiras".

De fato, tanto a ONU como a agência internacional de vigilância nuclear da AIEA disseram que Teerã cumpriu os termos do acordo, atingido após anos de intensas negociações. O Ministério de Relações Exteriores do Irã prontamente classificou Netanyahu como "mentiroso infame" que lidera um "regime sionista que mata crianças" após essas alegações.

O momento da conferência de imprensa em PowerPoint de Netanyahu em 2018 foi questionável, pois foi entregue no dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, decidia se os EUA permaneceriam ou não parte do acordo do JCPOA de 2015, contra o qual ele finalmente decidiu.

Desde então, o Irã reduziu seus próprios compromissos no acordo e começou a levantar limitações em suas pesquisas e desenvolvimento em resposta ao abandono do acordo internacional pelos EUA - uma medida oposta aos aliados de Washington na Europa, para grande decepção do governo Trump.

'Mais mentiras'

Netanyahu fez mais reclamações sobre a atividade nuclear do Irã alguns meses depois, alegando que o país estava operando um "armazém atômico secreto" em Turquzubad, província de Teerã, que continha até 300 toneladas de "material nuclear". A AIEA recentemente sondou Irã para obter respostas após encontrar vestígios de urânio naquele local.

Em seu discurso na segunda-feira, o primeiro-ministro israelense pediu à comunidade internacional que aplique "pressão, pressão e mais pressão" sobre Teerã. Desta vez, reagindo às últimas reivindicações, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse que "o possuidor de armas nucleares de verdade mente".

O possuidor de armas nucleares REAL mente - em um local "demolido" alegado no Irã. Ele e #TimeB querem apenas uma guerra, não importa sangue inocente e outros US$ 7 trilhões. Lembra da 'GARANTIA' de 'reverberações positivas' em 02?

Desta vez, ele certamente não ficará à margem assistindo.

As alegações de Netanyahu de atividade nuclear iraniana secreta são um tanto irônicas, dado que se acredita que o próprio Israel tenha seu próprio programa clandestino de armas nucleares, que Tel Aviv não confirmou nem negou.

Em junho, o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo estimou em um novo relatório que Israel armazenou entre 80 e 90 ogivas nucleares.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала