Eis a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A pesquisa também revele que 45% dos beneficiários têm interesse em fazer o saque, que será liberado nesta sexta-feira. Em média, 42% dos beneficiários das contas do FGTS têm dívidas que não superam R$ 1 mil, informou Agência Brasil.
Um terço dos beneficiados (33%) pretende guardar ou investir o dinheiro sacado, 24% pretendem realizar despesas básicas do dia a dia e 17% pretender fazer compras em supermercados. A pesquisa revela também que 13% pretendem fazer compras de produtos e serviços e 10% querem antecipar o pagamento de compras que não estão em atraso.
#FGTS | 💰Atenção ⚠ Amanhã (13) começa o pagamento do FGTS. Veja no calendário a data do seu saque . ➡ Mais informações: https://t.co/lRJDg3lhLa pic.twitter.com/gmd6BiaupT
— Ministério da Economia (@MinEconomia) September 12, 2019
O levantamento aponta que 45% dos trabalhadores que têm direito ao saque pretendem retirar os recursos do FGTS assim que estiverem disponíveis na conta, principalmente as mulheres (52%). Para 43%, não há interesse em fazer o saque no momento.
A pesquisa foi feita com 800 consumidores de ambos os sexos, de todas as classes sociais e acima de 18 anos em 12 capitais que, juntas, somam aproximadamente 80% da população brasileira. A margem de erro é de no máximo 3,4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.