Tropas indianas lançam buscas por militantes na Caxemira após roubo de rifle

© REUTERS / Dar YasinSoldados paramilitares indianos vigiam um mercado fechado no centro de Srinagar, na Caxemira controlada pela Índia, em 27 de agosto de 2019
Soldados paramilitares indianos vigiam um mercado fechado no centro de Srinagar, na Caxemira controlada pela Índia, em 27 de agosto de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Novas restrições foram impostas nesta sexta-feira no vale da Caxemira, onde o bloqueio a partes de seu território já dura 40 dias, em meio a intenções de Nova Deli de retirar o status especial da região.

Forças de segurança indianas impuseram um toque de recolher na cidade de Kishtwar nesta sexta-feira, após supostos militantes roubarem o rifle do guarda-costas de um político local, Sheik Nasir, líder do Partido Democrático do Povo de Jammu e Caxemira (JKPDP). Uma operação de buscas foi lançada em seguida pelas autoridades.

Ordens proibitivas também foram impostas à cidade de Srinagar, capital de verão do estado, a fim de manter a lei e a ordem durante as orações de hoje nas mesquitas.

Tais restrições foram adotadas pela primeira vez em Jammu e Caxemira no último 5 de agosto, sendo posteriormente levantadas, em fases, ao longo de um determinado período. Elas fazem parte de uma decisão do governo indiano de revogar o status especial da região, por motivos de segurança. 

​Algumas lojas e estabelecimentos comerciais continuam fechados, enquanto o movimento no transporte público é quase insignificante. Os serviços de Internet também permanecem suspensos, mas os serviços de telefone fixo voltaram ao normal. 

Localizada no norte da Índia, a Caxemira é uma região historicamente disputada com o Paquistão, impasse que já provocou uma série de conflitos entre os dois países desde 1947, ano em que se tornaram independentes do Império Britânico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала