O incêndio em duas instalações petrolíferas, de Abqaiq e Khurais, foi provocado por ataques de drone, segundo o Ministério do Interior da Arábia Saudita. As autoridades adicionaram que o fogo ficou foi controlado pelas forças da segurança da empresa.
"As equipes da segurança industrial da Aramco começaram a combater o fogo em duas das suas instalações em Abqaiq e Khurais como resultado de [...] drones", informou um representante da empresa citado pela mídia local.
"Os dois incêndios foram controlados", afirma ele.
BREAKING VIDEO: Multiple explosions hit Saudi Aramco oil processing facility in Saudi Arabia - VOA pic.twitter.com/3DHyAA4BFN
— News Breaking LIVE (@NewsBreaking) September 14, 2019
Múltiplas explosões atingem instalações petrolíferas da Saudi Aramco na Arábia Saudita
As autoridades não identificaram os responsáveis pelo ataque nos seus comentários.
Antes, o canal oficial Al-Arabiya anunciou uma explosão e incêndio na instalação de Abqaiq da Saudi Aramco em Buqyaq, perto de Dammam.
Drone attacks cause fires at major Saudi Aramco oil facility, oilfield https://t.co/r1CDTQIkIS pic.twitter.com/zaBdMIl3lZ
— FRANCE 24 (@FRANCE24) September 14, 2019
Ataques de drones provocam incêndios em importantes instalações de petróleo da Saudi Aramco, no campo petrolífero
Segundo vídeos compartilhados por usuários nas redes sociais, foi ouvido tiroteio em segundo plano.
Saudi Aramco
Saudi Aramco é a empresa petroleira estatal que realiza e controla a maior parte da refinação do petróleo e dos campos petrolíferos.
No mês passado, outro drone atacou o maior campo petrolífero da Arábia Saudita, Shaybah, causando interrupções na sua atividade. O movimento rebelde iemenita Houthi teria sido o responsável pelo incidente.
O Iêmen, uma pequena nação no sul da península da Arábia, tem estado envolvido em um conflito armado entre as forças do governo, lideradas pelo presidente Abdrabuh Mansour Hadi, e o movimento rebelde Houthi durante vários anos. A coalizão liderada pela Arábia Saudita tem realizado ataques aéreos contra posições do Houthi, a pedido de Hadi, desde março de 2015. O conflito provocou uma crise humanitária no país devastado pela guerra.
Durante os últimos meses, as forças rebeldes Houthi fizeram vários ataques com drones contra aeroportos e instalações petrolíferas da Arábia Saudita.