O artigo era dedicado aos recentes exercícios militares conjuntos da Rússia e Sérvia, chamados de Slavic Shield 2019, que incluíam tropas da defesa antiaérea dos dois países, com uso de sistemas antiaéreos S-400 e Pantsir-S, para simular uma resposta a ataques aéreos em grande escala do inimigo convencional em um campo de treinamentos na região de Astrakhan, no sul da Rússia.
Segundo a foto da Krasnaya Zvesda, a formação tradicional em ferradura do lançador com 4 grandes tubos de mísseis é substituída por um lançador tradicional de um lado, mas acompanhado por 4 tubos mais compactos no lado esquerdo da plataforma.
O S-400 é um sistema russo capaz de detectar, acompanhar e destruir todos os tipos de aeronaves tripuladas, drones, mísseis balísticos e de cruzeiro. Atualmente é o mais avançado sistema da defesa antiaérea no arsenal da Rússia.
A foto misteriosa e a reportagem dos exercícios do Zvezda, o canal de televisão oficial do Ministério da Defesa da Rússia, ambas mostram tropas sérvias observando o lançador S-400 na configuração invulgar.
A implantação intercambiável de ambos os tipos de mísseis tinha sido mostrada antes em exposições. No entanto, é a primeira vez que a combinação é mostrada nesta configuração especial e no serviço das forças da defesa antiaérea da Rússia.