Em 22 de agosto, o Ministério das Relações Exteriores da Síria abriu um corredor humanitário protegido por militares na vila de Suran, no norte da província de Hama.
Segundo publicou o canal de TV Ikhbariya, milhares de cidadãos deixaram as áreas controladas por militantes e retornaram às suas aldeias, libertadas pelo exército sírio, no norte da província de Hama e no sul da província de Idlib.
Em agosto, o governo sírio realizou uma operação militar durante a qual retomou o controle sobre partes das províncias de Hama e Idlib que eram controladas por militantes desde 2014, incluindo a cidade estratégica de Khan Sheikhoun e um acesso à rodovia M5 que liga Damasco e Aleppo.
A Síria vive em estado de guerra civil desde março de 2011. As forças do governo enfrentam a oposição armada de facções e grupos terroristas. Ao longo do conflito, centenas de milhares de pessoas foram mortas.
Durante a semana, na quinta-feira (12), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que "a guerra na Síria realmente chegou ao fim" e que o país "está retornando gradualmente a uma vida normal e pacífica".