Os restos haviam sido encontrados ainda em 1993. No entanto, a perícia arqueológica não tinha ideia de qual navio se tratava. Após observar o material, pesquisadores do Projeto de Arqueologia da Marinha de Rhode Island (RIMAP) levantaram a forte hipótese de que o navio fosse o HMS Endeavour.
História
É sabido que o HMS Endeavour foi usado por James Cook em sua missão à Oceania. A bordo da nau, o explorador mapeou o litoral de ilhas da região e foi o primeiro europeu a chegar à Austrália. Além disso, o HMS Endeavour realizou uma volta ao mundo sob o comando de Cook entre 1768 e 1771.
Logo após a aventura, o navio foi vendido e se converteu em uma embarcação destinada a levar prisioneiros da Guerra de Independência dos Estados Unidos. Na ocasião, o navio recebeu o nome de Lord Sandwich.
Em 1778, o navio foi afundado na baía de Newport em Rhode Island. Por esta razão, ele não teria muitos objetos no seu interior. Esta característica dificulta a determinação da identidade do navio.
"Não cremos que vamos encontrar algo do tipo, o capitão Cook dormiu aqui, isso não é provável. Mas se encontrarmos algumas coisas pequenas consistentes com a forma com que sabemos que foi utilizado [posteriormente], então saberemos o que temos", disse a arqueóloga subaquática Kathy Abbas do RIMAP ao Live Science.
O RIMAP fez um mapeamento tridimensional no qual é possível ver os restos do que teria sido o Endeavour.
Incertezas
Embora a descoberta anime os pesquisadores, não existem indícios concretos que determinem a identidade do navio. Seguindo os dados históricos do HMS Endeavour e analisando os restos da embarcação no fundo do mar, os pesquisadores deduzem que seja mesmo a antiga nau de Cook.
"Não há nada que indique que seja outro navio [...] que tenha afundado perto do porto de Newport em 1778. [...] Ainda que nada diga que este é o Lord Sandwich, também nada diz que não é “, afirmou Abbas.