Hubble capta FOTO incrível de galáxia debilitada na constelação da Baleia

© NASA . ESA/Hubble & NASA, L. Ho et al.Galáxia espiral tirada pelo telescópio Hubble
Galáxia espiral tirada pelo telescópio Hubble - Sputnik Brasil
Nos siga no
A imagem, captada através do telescópio espacial Hubble da NASA/ESA, foca em um objeto chamado UGC 695.

A galáxia UGC 695 está localizada a 30 milhões de anos-luz de distância dentro da constelação da Baleia, que possui uma grande dimensão e se estende em grande parte, no hemisfério sul.

Ela é considerada uma galáxia de baixa luminosidade superficial (LSB, na sigla em inglês), ou seja, um objeto com uma luminosidade inferior àquela do céu noturno ambiental.

"As galáxias LSB são tão debilitadas que possuem um brilho inferior ao do fundo da atmosfera terrestre, dificultando suas observações", afirmou a equipe do Hubble.

Seu pouco brilho é resultado de um número limitado de estrelas, já que a maior parte da massa da galáxia UGC 695 está presente como enormes nuvens de gás e poeira, o que faz com que as estrelas sejam distribuídas em uma grande área.

© Foto / NASA / ESA / Hubble / D. CalzettiFoto de galáxia debilitada captada pelo Telescópio Hubble da NASA
Hubble capta FOTO incrível de galáxia debilitada na constelação da Baleia - Sputnik Brasil
Foto de galáxia debilitada captada pelo Telescópio Hubble da NASA

As galáxias de baixa luminosidade, bem como as galáxias anãs, possuem um alto nível de matéria escura em comparação ao número de estrelas contidas.

Além disso, o Hubble também captou uma imagem de uma estrela semelhante ao Sol, localizada há 10 mil anos-luz de distância da Terra, segundo o tabloide Express.

A imagem mostra a nebulosa planetária NGC 5307 na constelação de Centauro que foi formada no momento em que sua estrela hospedeira ficou sem combustível, expandindo-se dentro de uma gigante vermelha e morrendo logo a seguir.

O brilho e o calor das estrelas são produzidos pelo processo de fusão nuclear no "coração" da estrela. Essa fusão nuclear libera energia suficiente para separar a estrela.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала