O presidente disse também que sabe quem foi o autor do ataque, mas que quer primeiro ouvir a versão de Riad.
Saudi Arabia oil supply was attacked. There is reason to believe that we know the culprit, are locked and loaded depending on verification, but are waiting to hear from the Kingdom as to who they believe was the cause of this attack, and under what terms we would proceed!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 15, 2019
Refinarias sauditas foram atacadas. Temos razões para acreditar que sabemos quem foi o culpado [...] mas gostaríamos de ouvir a versão das autoridades do Reino, quem, segundo elas, causou estes ataques e como devemos agir daqui para diante
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, culpou o Irã e disse "estar armado e pronto" para responder quando a confirmação for recebida.
Pompeo acrescentou estar esperando posicionamento saudita sobre a responsabilidade dos ataques e sobre as formas "de prosseguir".
As declarações de Donald Trump aconteceram depois de uma reunião do Conselho de Segurança dos EUA na Casa Branca, da qual o vice-presidente, Mike Pence, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o secretário de Defesa, Mark Esper, também participaram. Altas autoridades americanas disseram que imagens de satélite e outras informações de inteligência mostram que o ataque não teria sido lançado no Iêmen, onde os rebeldes houthis assumiram a responsabilidade.
De Teerã, por outro lado, eles apontaram que os comentários americanos eram "mentiras máximas". O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Musaví, disse que essas são acusações "sem sentido" que buscam destruir a imagem do Irã para pavimentar o caminho para futuras ações contra a República Islâmica.