O novo míssil de médio alcance deverá proporcionar aos compradores interessados um projétil potente com metade do tamanho dos mísseis atualmente utilizados pelos militares.
A maquete do míssil Peregrine foi apresentada na segunda-feira (16) na Convenção Nacional anual da Associação da Força Aérea em Washington.
O novo projétil combina o alcance do AIM-120 de médio alcance e a capacidade de manobra do AIM-9X de curto alcance, em um tamanho reduzido.
Raytheon unveils Peregrine medium-range air-to-air missile at #ASC19. pic.twitter.com/gjPNla3USf
— Steve Trimble (@TheDEWLine) September 16, 2019
Raytheon revela míssil ar-ar de médio alcance Peregrine
O míssil Peregrine mede 1,8 metro de comprimento, com um peso total de aproximadamente 68 kg - cerca de metade do comprimento e massa dos projéteis AIM-120.
Avanço no desenvolvimento de mísseis ar-ar
Sem dar muitos detalhes, o vice-presidente para desenvolvimento de negócios e estratégia da Raytheon Missile Systems, Mark Noyes, disse que o míssil usa um "buscador autônomo multimodo" para identificar o alvo.
"O Peregrine permitirá aos pilotos de caças dos EUA e aliados levar mais mísseis para o campo de batalha a fim de manter a superioridade aérea", afirmou Thomas Bussing, vice-presidente da Raytheon Advanced Missile Systems, em comunicado obtido pela Defense News.
"Com seus avançados sistemas de sensores, orientação e propulsão embalados em uma estrutura muito menor, essa nova arma representa um avanço significativo no desenvolvimento de mísseis ar-ar", informou Bussing.
O míssil é considerado eficaz contra drones, aeronaves tripuladas e mísseis de cruzeiro.