Trump diz não desejar guerra após ataque à refinarias sauditas

© AP Photo / Jose Luis MaganaO presidente dos EUA, Donald Trump, em evento do Partido Republicano.
O presidente dos EUA, Donald Trump, em evento do Partido Republicano. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16) que o Irã pode ser responsável pelos ataques a instalações de petróleo sauditas, mas acrescentou que não quer guerra com ninguém.

"Eu sou alguém que gostaria que não houvesse guerra", disse Trump. "Não, eu não quero guerra com ninguém, mas estamos preparados mais do que qualquer um."

Perguntado sobre a possível participação iraniana no ataque de drones que atingiu uma importante refinaria de petróleo da Arábia Saudita, o presidente dos Estados Unidos disse:  "Assim que descobrirmos com certeza, avisaremos, mas parece que sim".

Diversas autoridades do gabinete presidencial dos Estados Unidos, incluindo o Secretário de Estado, Mike Pompeo, e o Secretário de Energia, Rick Perry, acusaram o Irã pelos ataques.

O Irã nega envolvimento com o episódio que derrubou em 5% a produção mundial de petróleo e fez disparar o preço do produto. 

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que a agressão foi conduzida pelo "povo iemenita" em retaliação a ataques da coalizão liderada pelos sauditas na guerra do Iêmen, que já dura quatro anos.

"O povo iemenita está exercendo seu legítimo direito de defesa", disse Rouhani à imprensa durante visita de Estado em Ancara, na Turquia. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала