O advogado californiano substituirá John Bolton, que deixou a Casa Branca na semana passada devido a desentendimentos com o presidente dos EUA e membros de sua equipe.
- Robert C. O'Brien nasceu em Los Angeles e recebeu diplomas da Universidade da Califórnia e da Faculdade de Direito da UC Berkeley.
- De 1996 a 1998, O'Brien foi diretor jurídico do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, chefiando um grupo de advogados que analisou as reivindicações causadas pela invasão e ocupação do Iraque pelo Kuwait entre 1990 e 1991.
- Em 2005, ele foi nomeado Representante Alterno dos EUA na Assembleia Geral da ONU. Mais tarde, o presidente George W. Bush também o nomeou co-presidente da Parceria Público-Privada do Departamento de Estado para a Reforma da Justiça no Afeganistão
- De acordo com uma publicação da revista The National Interest, em 2017, Trump considerou O'Brien para o cargo de secretário da Marinha
- Em 2018, O'Brien foi nomeado Enviado Especial Presidencial para Assuntos de Reféns e recebeu o posto de embaixador em 2019.
© AP Photo / Evan VucciO presidente dos EUA, Donald Trump, e seu novo assessor de Segurança Nacional, Robert O'Brien, em Los Angeles no dia 18 de setembro de 2019.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu novo assessor de Segurança Nacional, Robert O'Brien, em Los Angeles no dia 18 de setembro de 2019.
© AP Photo / Evan Vucci
O novo conselheiro será encarregado de ajudar Trump em vários assuntos, incluindo a guerra comercial com a China, o impasse com Teerã, negociações com a Coreia do Norte, negociações de paz com o movimento Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e diversos outros países) entre outras questões.