A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta sexta-feira (20) que um acordo foi alcançado pelos partidos da coalizão governista após conversas que atravessaram a noite e representa uma importante ferramenta para que o país consiga reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. A cifra de €54 bilhões foi publicada pela agência Associated Press.
A maior economia da Europa pretende reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990
"Acreditamos que podemos alcançar os objetivos e que realmente lançamos as bases para isso", afirmou Merkel.
A Alemanha há muito tempo é líder em proteção ambiental, mas ficou para trás de muitos vizinhos europeus nos últimos anos e parece que não conseguirá cumprir suas metas de redução de emissões de 2020.
O setor de transporte do país, em particular, não conseguiu acompanhar as metas de redução.
A política climática cautelosa do governo contrasta com a opinião da maioria dos eleitores alemães de que conter o aquecimento global é a questão mais premente do dia.
Merkel, que foi ministra do meio ambiente da Alemanha durante a primeira conferência climática da ONU em 1995, classificou em várias ocasiões o combate ao aquecimento global como uma "questão vital para a humanidade".