As aeronaves foram apresentadas em duas versões, sendo o MiG-35 um monolugar e o MiG-35D para dois tripulantes. Ambas as versões são baseadas na tecnologia de quinta geração.
"Para a produção em série das aeronaves, a base tecnológica foi modernizada e funciona com sucesso, fornecendo a possibilidade de produzir aeronaves a um ritmo e nível de qualidade elevados", cita o comunicado da empresa MiG.
O caça é projetado para eliminar alvos aéreos de dia e de noite, em condições climáticas favoráveis ou desfavoráveis, bem como atingir alvos em movimento e estacionários de superfície.
Especificações técnicas do novo MiG-35
- Peso máximo de decolagem: 24.500 kg
- Carga externa máxima: 6.500 quilos
- Empuxo máximo do motor: 18.000 kgf
- Velocidade máxima: 2.100 km/h
- Teto operacional: 16.000 m
- Sobrecarga operacional máxima: 9g
- Alcance prático da aeronave com PTB: 3.000 km
De entre suas vantagens, estão a sua baixa visibilidade aos radares, aviônica de nova geração com estação de radar óptico e moderno sistema de controle de cabine e alto nível de automação.
A aeronave ainda conta com equipamento de bordo moderno e armamento de alta precisão, o que permite ao MiG-35 realizar uma grande diversidade de missões, como conquista de supremacia aérea contra caças de quarta e quinta gerações, interceptação de modernos meios aéreos de ataque, capacidade de realizar ataques a alvos de superfície sem ingressar na zona de defesa antiaérea, de dia e de noite e em qualquer condição climática.
Além de tarefas de reconhecimento aéreo utilizando tecnologia optoeletrônica e de rádio, de posto de comando aéreo, apoio direto da aviação e ataques a alvos marítimos.
O MiG-35 também recebeu novos motores mais potentes e capacidade de reabastecimento em voo.
A aeronave ainda pode transportar mísseis ar-ar de curto, médio e longo alcance, além de mísseis ar-terra contra alvos de superfície, bombas inteligentes, mísseis não guiados e bombas de fragmentação, além de portar um canhão automático de calibre 30 mm.