De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, durante as manobras militares foram utilizados aviões de transporte Il-76 para lançar veículos e paraquedistas em voo. Mas, por razões ainda indeterminadas, os paraquedas dos veículos de transporte de infantaria não abriram, o que levou à queda dos blindados.
Os BMD-2, que pesam mais de oito toneladas, sofreram impacto com o solo após uma queda livre de 1.500 metros. As fotos do ocorrido mostram os tanques totalmente destroçados e dão a dimensão da potência do impacto.
Felizmente não houve feridos. O diretor do Comitê Executivo da União de Tropas Aerotransportadas da Rússia, Valeri Yuriev, afirmou que se trata de um caso isolado.
“Nunca havia visto em toda a minha vida um caso no qual dois veículos tenham caído ao mesmo tempo. Se eu não soubesse que há revisão minuciosa dos equipamentos antes dos lançamentos, me atreveria a pensar que foi sabotagem”, disse.
Este tipo de acidente não é muito comum nos exércitos no mundo. Um dos casos mais conhecidos foi o desembarque aéreo de militares norte-americanos na Alemanha, em 2016, no qual três blindados 4x4 Humvee ficaram destroçados após falha nos respectivos sistemas de paraquedas.