Pesquisadores esperam que o lançamento do novo aparelho espacial seja realizado em 2025, mas depende do orçamento da agência espacial norte-americana, segundo o portal.
A iniciativa é uma pedra angular do programa da defesa planetária da NASA e o lançamento do novo aparelho poderia ser efetuado em 2025, indicou na segunda-feira (23) o administrador-associado da diretoria de missões da NASA, Thomas Zurbuchen.
Este novo projeto se baseia, em grande parte, em um programa chamado NEOCam (Câmera de Objetos Próximos da Terra), um conceito de missão que a comunidade da defesa planetária tem discutido há anos.
Prevê-se que o NEOCam, equipado com tecnologia infravermelha, seja capaz de detectar dois terços de todos os asteroides que estejam localizados perto da Terra, que possuam diâmetro menor do que 140 metros e que ameacem nosso planeta.
Telescópios espaciais atuais
Atualmente, somente 30% dos objetos de ao menos 140 metros de diâmetro foram detectados. O novo telescópio aumentaria a porcentagem para 65% nos primeiros anos de missão, e para 90% posteriormente.
Com os telescópios espaciais atuais é quase impossível detectar os asteroides escuros que cercam nosso planeta, mas um aparelho com tecnologia infravermelha poderia descobrir os corpos celestes perigosos com maior facilidade.
No entanto, construir um telescópio infravermelho requereria um crescimento de US$ 150 milhões no orçamento anual da NASA no campo da defesa planetária. Além disso, Zurbuchen enfatizou que a data do lançamento não está definida e depende da verba destinada ao programa.