Recentemente, um cometa interestelar foi descoberto viajando pelo nosso Sistema Solar, graças ao astrônomo amador Gennady Borisov, segundo o tabloide Daily Mail.
A descoberta chamou atenção do Minor Planet Center (MPC), que, por sua vez, nomeou o corpo celeste provisoriamente de C/2019 Q4 (Borisov).
Agora, o cometa ganhou um nome oficial e passou a ser chamado de 2I/Borisov pela União Astronômica Internacional (UAI).
Segundo a UAI, o 2I é devido ao fato de o cometa ser oficialmente o segundo objeto interestelar a ser descoberto em nosso Sistema Solar. Já o Borisov, obviamente faz referência ao seu descobridor.
No dia 7 de dezembro o 2I/Borisov deve estar se aproximando do Sol e deverá se tornar mais brilhante na região sul do céu entre dezembro e janeiro, para depois, deixar o nosso Sistema Solar para sempre.
Apesar de milhões de cometas terem sido descobertos, nenhum deles tinha uma órbita tão hiperbólica quanto o 2I/Borisov.
O cometa surgiu apenas dois anos depois do primeiro objeto interestelar ser encontrado, o que anima os astrônomos que planejam investigar e estudar o objeto detalhadamente.
Estimar o tamanho de um cometa não é uma tarefa muito fácil, já que eles estão envoltos pelo coma, que é uma grande nuvem de gás, que provoca sua aparência característica.
Contudo, devido ao brilho, o 2I/Borisov aparenta ter aproximadamente alguns quilômetros de diâmetro.
Os pesquisadores se prepararam para analisar o intrigante visitante, com coleta do máximo de informações a seu respeito.