O governo indiano decidiu aumentar o poder de sua Guarda Costeira após alertas oriundos da inteligência do país. De acordo com relatórios de inteligência, o grupo terrorista da Caxemira, Jaish-e-Mohammed, tem preparado seus membros para operações de ataque no litoral indiano.
Hoje (25), o navio-patrulha Varaha foi comissionado à Guarda Costeira da Índia. Na cerimônia de comissionamento o ministro da Defesa do país, Rajnath Singh, falou da importância de incorporar novas unidades para a defesa da costa.
"Para se alcançar supremacia marítima nós precisamos de assegurar a disponibilidade de ativos de classe mundial em quantidade adequada, incluindo tanto navios comerciais como militares", disse Singh durante o evento.
Características do Varaha
A embarcação de 98 metros foi desenvolvida e construída pela empresa Larsen & Toubro Ltd. Ela é capaz de transportar um helicóptero e quatro lanchas rápidas, incluindo dois barcos infláveis de casco rígido.
O Varaha também possui a bordo equipamentos para casos de incidentes navais, como o vazamento de óleo de navios, noticiou o Economic Times.
Defence Minister Rajnath Singh commissioned the Indian Coast Guard's fourth offshore patrol vessel ICGS Varaha at a function in Chennai Port today.#ICGSVaraha @IndiaCoastGuard #AIRPic:Jayasingh pic.twitter.com/q2szHuXLZi
— All India Radio News (@airnewsalerts) September 25, 2019
O ministro da Defesa Rajnath Singh comissionou hoje o quarto navio patrulha da Guarda Costeira da Índia Varaha em cerimônia no porto de Chennai.
Fortalecendo a frota
Atualmente 60 navios e 16 aeronaves estão em fase de construção no país. O governo indiano tem dado preferência a projetos nacionais que possam contribuir ao fortalecimento da indústria de defesa indiana.
No entanto, o país pretende incrementar sua guarda costeira com mais de 200 navios e 110 aeronaves.
O país também tem aumentado seu poder de fogo com armamentos estrangeiros em meio a tensões com o Paquistão.
Jaish-e-Mohammed
A organização terrorista Jaish-e-Mohammed luta pela independência da Caxemira da Índia. Segundo autoridades indianas, os combatentes do Jaish estariam recebendo treinamento para atacar o país pelo mar.