O modernizado Il, construído pela Corporação Aeronáutica Unida da Rússia (OAK), recebeu asas reforçadas e motores PS-90A-76. Estas alterações contribuíram para aumentar o peso máximo à decolagem da aeronave para 210 toneladas e a carga útil para 60 toneladas.
O moderno sistema de pilotagem e navegação, além do sistema de controle automático digital, facilita o trabalho da tripulação e aumentam a segurança de voo.
A aeronave modernizada pode também ser equipada com sistemas de combate a incêndios, bem como módulos médicos para fornecer assistência médica adequada durante a evacuação de vítimas em situações de emergência. O reequipamento não consome muito tempo e pode ser feito em um aeródromo.
Com este mesmo intuito, um avião Il-76 russo chegou à Bolívia no dia 9 de setembro para ajudar no combate aos fogos florestais que atingiram a região.
De acordo com a corporação russa, a aplicação de novos métodos de design e tecnologias de produção oferece a oportunidade para uma modernização mais eficaz da aeronave e a criação de toda uma série de aviões especiais inspirados no original e que atendam aos requisitos internacionais existentes.