"Os projetos foram escolhidos devido à abordagem inovativa e simulada. Dessa forma, os jovens podem aprender melhor a história do Nacional Socialismo e entender o link entre história, dias atuais e seu próprio mundo", afirmou a ministra alemã de Cultura e Mídia, Monika Gruetters, nesta quinta-feira.
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 8, 2019
A iniciativa faz parte de um programa estatal voltado para o apoio ao ensino de história. De acordo com a ministra, o governo também estaria considerando financiar projetos dedicados à história da Alemanha Oriental e do Partido Socialista Unificado da Alemanha, que governou o extinto país entre 1949 e 1990.
Liderado por Adolf Hitler, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), de extrema-direita, governou a Alemanha de 1933 até 1945. Durante esse período, seus membros e seguidores promoveram uma onda de terror generalizado dentro e fora do país, dando início à Segunda Guerra Mundial e cometendo inúmeras atrocidades, incluindo o genocídio organizado de judeus, comunistas, ciganos, homossexuais, deficientes e outros grupos perseguidos pelos nazistas.