"Se houver um risco de poluição do Sena, que não pode ser descartado, tomaremos as medidas necessárias", disse Durand à BFMTV.
O incêndio na fábrica de produtos químicos da Lubrizol na cidade de Rouen, no norte da França, foi declarado por volta de 2h30 da madrugada desta quinta-feira (21h30 em Brasília, do dia 25 de setembro).
Cerca de 200 bombeiros foram chamados ao local após a instalação ter se incendiado. Os bombeiros conseguiram conter as chamas, mas o fogo ainda não foi completamente extinto.
O incêndio maciço levou as autoridades locais a fecharem as escolas e a aconselharem os habitantes de 11 municípios vizinhos a ficarem dentro de suas casas como medida de precaução.
Impacto ao meio ambiente
Segundos relatos, o incêndio poderia ter um impacto perigoso no meio ambiente, entre eles a contaminação do rio local.
A fábrica, que produz aditivos de óleo, é formalmente classificada como área de alto risco pela União Europeia, devido à natureza perigosa dos produtos químicos que produz e armazena.
Embora não tenha havido vítimas, o incêndio causou pânico entre os moradores locais quando enormes nuvens de fumaça negra se deslocaram para áreas residenciais.
As imagens do incêndio ilustram o alcance do incêndio, que pode ser visto de toda a cidade.
Large fire breaks out at French factory in Rouenhttps://t.co/tul4VtUtQy pic.twitter.com/OTMFCP5c3z
— Yeni Şafak English (@yenisafakEN) September 26, 2019
Grande incêndio deflagra na fábrica francesa de Rouen