- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Já são 53 municípios atingidos por óleo no Nordeste

© AP Photo / anta Barbara County Fire DepartmentEsta foto foi fornecida pelo Corpo de Bombeiros de Santa Barbara, Califórnia, mostrando uma mancha de petróleo do oleoduto avariado na costa central da Califórnia
Esta foto foi fornecida pelo Corpo de Bombeiros de Santa Barbara, Califórnia, mostrando uma mancha de petróleo do oleoduto avariado na costa central da Califórnia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Subiu para 53 o número de cidades afetadas pela mancha de óleo no litoral do Nordeste desde o início do mês.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 112 localidades em oito estados foram afetadas pela mancha. Somente o estado da Bahia ainda não registrou a ocorrência.

Ibama monitora a situação desde o dia 2 de setembro, com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Segundo o órgão, o petróleo nas praias não é de origem brasileira, mas vem de uma única origem.

​Trata-se de petróleo cru, mas sua origem ainda não foi identificada. A Petrobras realizou análises do material e informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil.

Os responsáveis pelo incidente estão sujeitos a multas de até R$ 50 milhões, em conformidade com a Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/1988, informou Agência Brasil.

O Ibama e Petrobras atuarão na limpeza das praias. A estatal prometeu disponibilizar um contingente de cerca de 100 pessoas.

O instituto orienta as pessoas que identificarem manchas de óleo entrar em contato com a prefeitura do local e com o instituto por meio da Linha Verde, no número 0800618080.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала