Museu do Cairo expõe sarcófago dourado devolvido dos EUA (FOTOS)

CC0 / Pixabay / Sarcófago (imagem referencial)
Sarcófago (imagem referencial)  - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Conselho Supremo de Antiguidades do Egito expôs recentemente um sarcófago dourado de um antigo sacerdote devolvido dos EUA.

Sarcófago dourado foi transportado para Museu Nacional da Civilização Egípcia, no Cairo, informou portal de notícias Youm-7.

O secretário-geral do conselho, Mostafa Waziri, ressaltou que o sarcófago tem cerca de 2.200 anos, sendo do período de 150 a 50 a.C., e adicionou que o artefato recebeu alguns danos durante o contrabando.

​A peça milenar foi vendida ao Museu Metropolitano de Nova York com documentos forjados. De acordo com Waziri, o museu norte-americano restaurou o sarcófago, que recebeu uma base de fibra para protegê-lo.

Posteriormente, a direção do museu admitiu ter se tornado vítima de venda de contrabando, pediu desculpas ao Egito e se mostrou disposta a devolver o monumento à sua pátria.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito ressaltou que milhares de artefatos contrabandeados já foram recuperados em dois anos.

O sarcófago de madeira folheada a ouro de Najm Ankh possui hieróglifos e cenas que visam guiar o sacerdote em sua jornada para vida eterna.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала