Esta é mais uma falha no desenvolvimento e construção do caça furtivo F-35 norte-americano, para além das que já eram conhecidas.
A fabricante alemã Hensoldt afirma que rastreou o voo de duas destas aeronaves furtivas ao longo de 150 quilômetros no ano passado, depois do Salão Aeronáutico de Berlim, segundo o portal norte-americano C4ISR.
O sistema de radar passivo TwInvis conseguiu detectar as aeronaves mesmo depois de os fabricantes norte-americanos garantirem que os aviões seriam furtivos e que nenhum dispositivo seria capaz de detectá-los.
Não é de hoje que os caças F-35 estão demonstrando suas falhas, na verdade, o potencial do caça há tempos está em xeque. A aeronave já apresentou falhas ligadas às tecnologias das ameaças futuras, o que faz muitos acreditarem que a aeronave seja incapaz de enfrentar missões reais.
Além disso, o caças apresentou uma série de "deficiências técnicas" na utilização de mísseis e nos projéteis do canhão que falham em atingir alvos terrestres.
O caça norte-americano foi desenvolvido para não ser detectado pelos radares que utilizam micro-ondas, entretanto não possui proteção contra radares de ondas longas.