O teste balístico aconteceu na quarta-feira, depois que Washington manifestou surpresa pela mudança de comportamento apenas alguns dias antes do reatamento planejado das negociações nucleares paralisadas.
"O novo tipo de míssil balístico foi disparado no modo vertical" na quarta-feira nas águas da Baía de Wonsan, informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
A mídia estatal identificou o SLBM como um Pukguksong-3.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, enviou "parabéns calorosos" às unidades de pesquisa envolvidas no lançamento, que "não tiveram impacto adverso na segurança dos países vizinhos", afirmou a KCNA.
A Coreia do Norte está proibida de lançamentos de mísseis balísticos pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e o Japão disse anteriormente que uma parte do míssil aterrissou em águas dentro da zona econômica exclusiva do país.
O teste "inaugurou uma nova fase para conter a ameaça das forças externas à RPDC [Coreia do Norte] e reforçar ainda mais o seu músculo militar de autodefesa", completou a KCNA, usando um acrônimo formal para o Norte.