O míssil balístico intercontinental sem ogiva foi lançado da base de Vandenberg, localizada na Califórnia às 05h13 no horário de Brasília, nesta quarta-feira (2).
"Teste demonstra que a dissuasão nuclear dos EUA é confiável, flexível e devidamente preparada para prevenir ameaças do século XXI e para apoiar nossos aliados", afirmou o comando em um comunicado.
O comando enfatizou que "os testes de lançamento não são uma resposta ou reação a eventos globais ou conflitos regionais". Militares norte-americanos informaram que o míssil balístico intercontinental percorreu aproximadamente 6.700 quilômetros e atingiu com sucesso um alvo em Kwajalein, nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico.
Testes frequentes
Os EUA realizam regularmente testes de lançamento de Minuteman III. Testes do Minuteman III foram realizados em 6 de fevereiro, 1º e 9 de maio, e um teste falho do Minuteman III foi relatado na metade de 2018.
A família Minuteman de mísseis balísticos intercontinentais de três estágios baseados em terra foi originalmente projetada para a dissuasão nuclear durante a Guerra Fria com a URSS. O Minuteman III é agora o único míssil balístico intercontinental terrestre em serviço nos Estados Unidos.
De acordo com os últimos dados de fontes abertas, os EUA têm 450 mísseis Minuteman III, que permanecerão em serviço pelo menos até 2020.