Para o governante, a catedral de Notre-Dame é mais importante do que salvar a Amazônia.
O programa "Vuelta al cole", transmitido pela rede Telemadrid, coloca uma personalidade convidada em uma sala de aula, na frente de um grupo de crianças e durante todo o programa o convidado deve responder a perguntas feita pelos alunos.
No meio de uma rodada de perguntas, Daniela, uma menina de 12 anos do distrito de San Agustín de Guadalix, em Madrid, fez o seguinte questionamento: "Se você pudesse apenas doar dinheiro para um local, onde doaria: para a catedral de Notre-Dame ou ao reflorestamento da Amazônia?".
Martínez-Almeida não hesitou. "Para a Catedral de Notre-Dame", ele respondeu.
As crianças, que apostavam em uma resposta sensível ao meio ambiente, reagiram com surpresa e até tentaram lembrar ao adulto que na Amazônia "existem árvores" e que "está pegando fogo".
"É o pulmão do mundo, mas a catedral de Notre-Dame é um símbolo da Europa e vivemos na Europa", disse o prefeito de Madri.
O prefeito continuou seu raciocínio: "E, na verdade, digo uma coisa: uma das melhores coisas que poderia ter acontecido com a Espanha nos últimos anos é ter entrado na União Europeia há trinta anos e compartilhar uma série de valores comuns".
A resposta do prefeito causou polêmica e indignação nas redes sociais.
Martínez-Almeida assumiu como prefeito de Madri, capital da Espanha, em 15 de junho de 2019, após uma eleição em que seu partido conseguiu formar um governo através de uma aliança com os cidadãos de direita e os partidos Vox.