A embarcação faz parte de um projeto sem fins lucrativos da organização internacional Good Books for All Ships (GBA Ships), baseada na Alemanha, que vem atuando nesse ramo há quase 50 anos.
Embora a iniciativa tenha orientação cristã, as obras disponibilizadas no navio cobrem uma ampla gama de assuntos. Entre os mais de cinco mil títulos, há livros infantis, sobre culinária, línguas, arte, autoajuda e ciência, além da literatura religiosa. As obras têm preços populares e, em sua maioria, estão em inglês e português.
De acordo com a assessora de comunicação Joyce Coelho, uma das 400 pessoas que trabalham como voluntárias a bordo, esse projeto tem como principal missão compartilhar ajuda, esperança e conhecimento, e uma das melhores formas de se fazer isso é através dos livros.
"São livros acessíveis, a preços acessíveis. Você vai encontrar [exemplares] de dez até cento e poucos reais. Mas a média é 40 reais, vai depender muito do tipo de livro que você quer", disse ela à Sputnik Brasil.
A voluntária explica que, além da livraria, o grupo também busca levar ajuda às comunidades visitadas através de trabalhos sociais realizados nas cidades onde o navio ancora.
"Por exemplo, aqui no nosso navio, no Rio de Janeiro, a gente abriu para fazer um evento para crianças com necessidades especiais que são autistas. Então, a gente abriu uma hora antes para que eles viessem sem a intervenção de outras pessoas, porque isso acaba causando um certo constrangimento para eles. Eles não se sentem à vontade", conta. "A gente também teve um evento para profissionais da área de hotelaria, então, a gente deu um workshop para eles. E, assim, a gente vai tentando agregar sempre, em cada porto, trazendo uma ajuda diferente", acrescenta, mencionando também o fornecimento ocasional de água potável para populações com pouco acesso a esse recurso.
Além da área dos livros, o navio também conta com uma pequena exposição, apresentações musicais e teatrais e uma cafeteria com uma pequena praça de alimentação.
As visitas ao Logos Hope não precisam ser agendadas, e ocorrem das 10h às 20h nesta quinta-feira. Amanhã e no sábado, o horário de funcionamento é das 10h às 21h, e, no domingo, de 14h às 21h. A entrada custa 5 reais, mas maiores de 60 anos e menores de 12, acompanhados de um responsável, não precisam pagar.
Após deixar o Rio de Janeiro, o navio, que passou por Santos (SP) antes de chegar à capital fluminense, visitará outras três cidades brasileiras. De 9 a 22 de outubro, ele estará em Vitória (ES), de 24 de outubro a 6 de novembro, em Salvador (BA) e, de 12 a 28 de novembro, estará em Belém (PA).