les naufragavam transportando 12 armas de assalto StuG III, dois destruidores de tanque Jagdpanzer e 1.278 toneladas de projéteis, bombas aéreas e barris de gasolina. O episódio teria ocorrido na manhã do dia 23 de novembro de 1943, na costa do mar Negro da Crimeia.
Uma explosão teria partido a embarcação em duas partes, afundando imediatamente e matando seus 44 tripulantes, segundo o tabloide Daily Mail.
A Frota do Mar Negro da Rússia passou três meses planejando a remoção das armas e munições. O casco da embarcação foi severamente danificado e algumas de suas partes estão espalhadas pelas profundezas do mar.
Para a remoção das armas, mergulhados militares foram utilizados para alçá-las. Um veículo blindado foi alçado com a ajuda de cabos de aço.
A restauração será realizada por especialistas da Sociedade Geográfica russa, e assim que completa, os veículos serão enviados para um museu.
O StuG III foi o veículo blindado de combate mais produzido na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e foi construído sobre o chassi do tanque Panzer III.
Além disso, transportava quatro tripulantes e foi desenvolvido para apoiar a infantaria, sendo posteriormente modificado para um veículo destruidor de tanques.