Segundo a mídia, Exército russo ocupa o segundo lugar no mundo em termos de mobilidade aérea, sendo superado apenas pelos Estados Unidos.
Um dos principais fatores que impulsiona a criação de uma grande frota de transporte aéreo são as Forças Aerotransportadas na Rússia.
O Il-76, considerado o principal avião de transporte das Forças Armadas russas, é capaz de carregar três veículos blindados BMD da infantaria aerotransportada - o que é suficiente para equipar um pelotão de Forças Aerotransportadas, diz a publicação. Sem a tripulação, pode transportar quatro veículos deste tipo.
Além disso, a aeronave é equipada com canhões de 23 mm para se defender contra caças inimigos.
Modernizando e expandindo frota
O Exército da Rússia usa o transporte ferroviário para transportar maquinaria pesada, mas outro avião, o An-124 (Antonov), também pode desempenhar essa função, diz o artigo.
Já os aviões de transporte dos EUA são capazes de transportar apenas pessoal e veículos blindados leves, acrescenta.
O autor observa que a Rússia deixou de cooperar com o fabricante Antonov, que hoje é uma empresa totalmente ucraniana. "O novo fornecedor deve ser a Ilyushin", diz o autor da matéria, Charlie Gao.
"O futuro da frota russa de transporte parece continuar na mesma direção, dando à Rússia uma grande capacidade de transporte aéreo e flexibilidade. Para manter o seu estatuto de segundo maior exército em termos de mobilidade aérea, a Rússia continua procurando modernizar e expandir a sua frota", resume o autor.