Esta aeronave de asa rotativa se parece muito com os famosos helicópteros americanos UH-60 Black Hawk, indica o portal Russkoe Oruzhie.
De acordo com o portal, em 1985, quando as relações entre os EUA e a China estavam em ascensão, o Exército de Libertação Popular foi autorizado a comprar 24 desses aparelhos na versão S-70C-2.
直20 pic.twitter.com/3rcKB5gNYv
— 马日天 (@z5J6NWig6ByNnsC) October 2, 2019
Esses helicópteros foram usados ativamente no Tibete, mas, como foi relatado, devido às sanções dos EUA houve problemas com o fornecimento de peças de reposição.
Como resultado, o número de helicópteros prontos para combate diminuiu para apenas alguns aparelhos. Assim, foi decidido criar a sua própria versão com base no S-70.
Les Z-20 au défilé du 1er Octobre pic.twitter.com/AIlUBIyejq
— East Pendulum (@HenriKenhmann) October 2, 2019
Embora o trabalho tenha começado na década de 90, o primeiro voo teve lugar apenas em dezembro de 2013. O helicóptero recebeu a designação Z-20. A principal diferença externa em relação ao original era o rotor de cinco pás.
Helicóptero universal
Foi relatado que a produção em série começou na China este ano e que os helicópteros começaram entrar em serviço das unidades de assalto aerotransportadas. O Black Hawk foi originalmente concebido como um helicóptero polivalente.
Ele tem um potencial significativo para desempenhar uma variedade de tarefas: desde a aplicação em combate e transporte de forças especiais até ao salvamento e operações de urgência médica.
Esta qualidade permitiu a empresa produtora Sikorsky criar várias dezenas de modificações militares e civis do helicóptero.