Os Estados Unidos não concordaram com a avaliação oficial da Coreia do Norte, que descreveu as consultas dos grupos bilaterais de trabalho de Washington e de Pyongyang como "fracasso", disse a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Morgan Ortagus.
Os representantes dos dois países se reuniram na capital sueca, Estocolmo, neste sábado para tentar dar seguimento à um acordo sobre a desnuclearização da península coreana.
"Os comentários feitos anteriormente pela delegação norte-coreana não refletem o conteúdo ou o espírito da discussão de hoje, que durou oito horas e meia. Os EUA apresentaram ideias criativas e tiveram boas consultas com seus colegas na Coreia do Norte", disse Ortagus em um comunicado à imprensa.
Entretanto, o negociador-chefe norte-coreano, Kim Myong Gil, disse, por sua vez, que as negociações foram interrompidas e não corresponderam às esperanças de Pyongyang. Segundo ele, norte-americanos não desistiriam do ponto de vista antigo e do posicionamento. O negociador norte-coreano acusou os EUA de não quererem resolver os problemas por meio de diálogo, mas declarou que a desnuclearização da península coreana ainda é possível.
A delegação norte-coreana, liderada pelo ministro das Relações Exteriores Kim Myong Gil, e a delegação dos EUA, chefiada pelo representante especial para a Coreia do Norte Stephen Biegun, estavam participando de negociações oficiais em Estocolmo, pela primeira vez desde a cúpula de fevereiro, em Hanói, informou a agência de notícias Yonhap.