Embora o sumiço do voo MH370 ainda esteja envolto em mistérios, o especialista em aviação David Gleave disse que as aeronaves podem pousar e boiar em superfícies aquáticas.
"Nós vimos no Milagre no [Rio] Hudson, o filme do Sully, que as aeronaves são na verdade projetadas para descer e boiar por um período de tempo significativo que permite que todos saiam em botes salva-vidas", disse Gleave ao canal de TV britânico Channel 5.
O Milagre no Rio Hudson foi um incidente aéreo no qual os pilotos conseguiram pousar com sucesso um Airbus A320, operando o voo da US Airways 1549, na superfície do rio Hudson, Nova York, após falha no motor em 2009.
Todas as 155 pessoas a bordo sobreviveram ao incidente.
Sendo assim, segundo Gleave, o mesmo poderia ter acontecido com o MH370.
No entanto, tal hipótese traz consigo certas condicionantes. Em primeiro lugar, um pouso forçado na superfície do oceano Índico excluiria a hipótese de que o avião foi sequestrado, uma vez que o pouso seria uma tentativa de salvar as pessoas a bordo.
Além disso, para Gleave os sequestradores tentariam levar o avião a ter um choque violento com a água para que a aeronave não fosse achada.
Destroços do avião
Embora três destroços do Boeing 777 tenham sido encontrados, a quantidade é muito pequena para um caso de choque violento do avião com a água.
Apesar de indícios no destroço de uma das asas indicarem que o avião não foi configurado para pousar, Gleave diz que isso não significa que a aeronave teve um choque brusco. Para Gleave, o pouso na água seria feito de maneira diferente do que no solo.
Sendo assim, primeiro o piloto teria planado com o avião e depois realizado o pouso na água.
Acredita-se que o Índico no dia do voo do MH370 teria vagas no máximo de cinco metros de altura, o que daria condições para um pouso na água.
Tragédia
O MH370 da Malaysia Airlines partiu da capital malaia, Kuala Lumpur, no dia 8 de março de 2014 com destino a Pequim, China.
Na ocasião, o voo era feito por um Boeing 777. A aeronave sumiu pouco após sua decolagem e desde então o mistério do destino final do MH370 nunca foi esclarecido.