Partido Socialista vence eleição em Portugal, indica boca de urna

© AP Photo / Armando FrancaPrimeiro-ministro português e líder do Partido Socialista, António Costa, segurando uma rosa durante a campanha das eleições
Primeiro-ministro português e líder do Partido Socialista, António Costa, segurando uma rosa durante a campanha das eleições - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Partido Socialista, do primeiro-ministro António Costa, venceu as eleições gerais desse domingo (6) em Portugal, indica pesquisa de boca de urna.

O partido de centro-esquerda recebeu entre 34% a 39% dos votos, enquanto os oposicionistas do Partido Social Democrata receberam de 27% a 31%, indica o levantamento da Rádio e Televisão de Portugal. Com estes números, a agremiação deve conseguir entre 100 e 117 cadeiras no Parlamento de 230 lugares.

Para formar uma maioria absoluta, são necessárias 116 cadeiras.

A congressista Ana Catarina, do Partido Socialista, afirmou que a eleição deste domingo foi uma "grande vitória" e que irá tentar formar um governo estável para a próxima legislatura.

O Partido Socialista governa Portugal há quatro anos em coalizão com dois partidos menores de esquerda, uma união que é conhecida como "Geringonça". A coalizão assumiu após um período de austeridade, quando Portugal precisou receber um empréstimo internacional. 

No governo de Costa, o crescimento econômico passou de 0,2% em 2014 para 2,1% em 2018 e o desemprego foi cortado praticamente pela metade, para 6%.

Costa, entretanto, enfrentará desafios em seu possível próximo governo com a saída de um dos principais parceiros comerciais de Portugal, o Reino Unido, da União Europeia. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала