Vídeo mostra o que restou da base aérea norte-americana em Tel Arqam, perto da cidade de Ras al-Ain, na fronteira sírio-turca.
Instalada no topo de um monte arenoso, com vista para campos agrícolas do interior da Síria, a base agora parece uma cidade fantasma.
Apesar de haver toda uma estrutura de vigilância, muros e arames farpados instalados, já não há nem um soldado à vista. Nas imagens dá para ver alguns militantes curdos vagando pelo o que uma vez foi um centro de operações norte-americano.
A Casa Branca anunciou a decisão repentina de retirar as tropas norte-americanas de áreas controladas pelos curdos sírios, que recebiam apoio norte-americano, no domingo (6). A retirada se deu enquanto a Turquia concentrava forças na fronteira com a Síria.
Enquanto Washington considera as milícias curdas um elemento importante na luta contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países), a Turquia os considera inimigos.
A Turquia luta contra o separatismo curdo dentro de seu território e considera todas as organizações armadas curdas serem ligadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), o qual considera uma organização terrorista.