O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro estimado de 14 metros e é o quarto corpo celeste na Lista de Risco da ESA, a qual classifica todas as rochas espaciais com probabilidades diferentes de zero de impactar o nosso planeta.
Segundo a agência espacial, em 16 de setembro de 2084 esse asteroide passará perto da Terra, a uma distância mínima de aproximadamente 9.790 quilômetros. Dada a curta distância (em termos astronômicos), um ligeiro empurrão no 2019 SU3, causado pela força gravitacional dos planetas vizinhos, enviaria esse asteroide diretamente contra a Terra. Da mesma forma, se estima que as chances deste evento ocorrer são de 1 em 147.
Observado de perto
O 2019 SU3 pertence ao grupo de asteroides Apollo, que tem uma órbita muito ampla ao redor do nosso planeta, e às vezes a órbita desse grupo de corpos celestes atravessa a da Terra. A ESA também incluiu este asteroide na sua Lista Prioritária, o que significa que irá acompanhar de perto sua trajetória.
A última aproximação do 2019 SU3 ao nosso planeta se registrou em setembro passado, enquanto a próxima aproximação espera-se que ocorra em 2038, embora a distância seja muito maior do que em 2084.
Segundo alguns meios de comunicação internacionais, esse asteroide, felizmente, não é suficientemente grande para criar um grande evento de impacto se colidir com a Terra, e provavelmente se desintegraria na atmosfera da Terra.