A nova arma a ser apresentada ao público na feira Arms & Hunting 2019 em Moscou, é um análogo de um dos modelos de fuzil semiautomático mais populares do mundo – o americano AR-15. A companhia que desenvolveu o novo modelo é a russa ORSIS, parte do consórcio Promtexnologiya.
"O análogo russo do fuzil semiautomático AR-15 desenvolvido pela ORSIS será apresentado ao público pela primeira vez na feira especializada em armamentos esportivos e de caça Arms & Hunting 2019. Durante a feira, iremos demonstrar as capacidades técnicas do fuzil, assim como os resultados obtidos durante os testes", disse um representante da empresa.
O modelo ORSIS AR15J é um análogo do modelo norte-americano AR-15, um rifle semiautomático com munições de 5,56×45 mm, que foi originalmente desenvolvido como um rifle de assalto avançado para o Exército dos EUA.
O fuzil norte-americano AR-15, por sua vez, era baseado no projeto Colt AR-15. Em 1977, a patente do fuzil expirou, criando um promissor mercado para o desenvolvimento de análogos.
A empresa russa, no entanto, foi além e modificou a estrutura do cano do fuzil melhorando a significativamente a sua precisão e durabilidade.
A exposição Arms & Hunting acontece em Moscou entre os dias 10 e 13 de outubro.