As aeronaves teriam sobrevoado o Japão na quarta-feira (9) para uma "missão na península coreana". O E-8C pode coletar informações sobre as "tropas coreanas e movimentação de equipamentos" da Coreia do Norte, segundo o Korea Times.
Two USAF E-8C JSTARS (97-0200 & 96-0042) arrived at Kadena AB, Okinawa for the first time since early 2018. I suspect they’ll resume Korean Peninsula missions! 🤔 pic.twitter.com/gpYWjGpll2
— Aircraft Spots (@AircraftSpots) October 5, 2019
De acordo com a Aircraft Spots, dois aviões E-8C dotados de sistema de radar de ataque e de vigilância conjunta (JSTARS) pousaram na Base Aérea de Kadena, no Japão, para realizar supostas "missões sobre a península coreana".
Trata-se do primeiro envio de aviões norte-americanos de vigilância à base de Kadena desde 2018. Os EUA têm continuamente enviado avião de reconhecimento, o RC-135W, sobre a Coreia do Sul.
No dia 2 de outubro, norte-coreanos dispararam um míssil balístico a partir de um submarino, executando o 11° teste de armas do país. Além disso, as negociações entre Washington e Pyongyang continuam fracassando.