"Em termos políticos e internacionais, a República Islâmica do Irã tem agora posições mais firmes", disse Rouhani durante coletiva de imprensa transmitida pela televisão.
Segundo o presidente, todos os as grandes potências das Nações Unidas reconhecem que o Irã aumentou sua força neste ano. Rouhani disse ainda que todas as estatísticas demonstram que Teerã conseguiu superar a crise criada pelas tentativas dos Estados Unidos e outras nações de prejudicar o Irã.
Sanções americanas atingem vários setores
Desde a retirada unilateral do pacto nuclear, em maio de 2018, os Estados Unidos vem recolocando sanções contra os iranianos, atingindo setores como petróleo, metalurgia, finanças, setor bancário, comércio, desenvolvimento de armas. Além disso, os EUA impuseram restrições a viagens e congelamento de divisas.
A crise aumentou após o Irã diminuir o cumprimento das obrigações previstas no acordo após o primeiro aniversário da saída americana do pacto.
Teerã busca pressionar seus parceiros europeus no acordo, que vem afirmando estar comprometidos com sua manutenção. O presidente da França, Emmanuel Macron, lidera os esforços para preservar o pacto e diminuir os atritos entre iranianos e americanos.