Muita gente percebeu o uso de imagens falsas, e esclareceu a falsidade no Twitter.
Espectadores acusaram os jornalistas de mentir com a transmissão do vídeo intitulado "Massacre na Síria", onde, em vez de Síria, foram mostradas imagens do campo de treinamento militar dos EUA perto de Louisville, no estado de Kentucky, em 2017.
🚨Propaganda Alert 🚨
— Andy Swan (@AndySwan) October 14, 2019
When ABC is showing you “WAR FOOTAGE FROM SYRIA”, just know that what they are actually showing you is video footage from the Knob Creek Gun Range — about 20 minutes down the road from where I am in Louisville, KY.
pic.twitter.com/vHvNBrkJ9h
Alerta de propaganda. Quando ABC estiver mostrando para você "Imagens da guerra da Síria", somente saiba que o que eles estão realmente mostrando para você é um vídeo do campo de tiro Knob Creek Gun Range, que fica a 20 minutos de carro de onde eu estou em Louisville, Kentucky
Alguns internautas já ofereceram suas opções para "ataque do Exército turco" na Síria.
BREAKING FROM @ABC NEWS :
— The Red-Headed Libertarian™️ (@TRHLofficial) October 15, 2019
SLAUGHTER IN SYRIA pic.twitter.com/l7b2SZNupD
Urgente do ABC News: massacre na Síria
O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a emissora norte-americana por usar imagens falsas para retratar ataque turco a civis curdos no nordeste da Síria. Trump chamou o erro de "um grande escândalo" e "uma verdadeira desgraça".
A big scandal at @ABC News. They got caught using really gruesome FAKE footage of the Turks bombing in Syria. A real disgrace. Tomorrow they will ask softball questions to Sleepy Joe Biden’s son, Hunter, like why did Ukraine & China pay you millions when you knew nothing? Payoff?
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 15, 2019
Um grande escândalo no @ABC News. Eles foram pegos usando imagens FAKE realmente horríveis do bombardeio turco na Síria. Uma verdadeira desgraça. Amanhã farão perguntas de softbol ao filho de Joe Biden, Hunter, como por que a Ucrânia e a China lhe pagaram milhões quando você não sabia nada? Recompensa?
O canal ABC admitiu que o vídeo é falso, dizendo que "lamenta o erro". No entanto, os internautas observaram que o canal perdeu a confiança de uma parte significativa da audiência.