Enquanto os blindados americanos estavam se retirando da cidade de Kobane, o Exército sírio avançava, com veículos aparentemente menos sofisticados, para protegê-la da ofensiva liderada pelos turcos.
A situação ocorreu em uma estrada entre as cidades de Tabqa e Kobane.
Não está claro se os militares reagiram de alguma forma, já que ambas as partes pareciam estar com pressa. No entanto, esta é uma imagem bastante incomum em um país que foi devastado pela guerra durante anos.
Os militares dos EUA estão se retirando do nordeste da Síria seguindo as ordens do presidente americano Donald Trump, emitidas no dia 7 de outubro.
A retirada foi acelerada pela operação militar liderada pelos turcos contra a milícia curda, antiga aliada dos EUA, que lidera as chamadas Forças Democráticas Sírias (FDS). Estas controlam cerca de um terço do território sírio.
Ancara considera as milícias curdas como terroristas por terem ligações ao proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que tem vindo a realizar ações de insurgência no sudeste da Turquia há décadas, procurando a secessão das áreas curdas do país.