De acordo com o canal, o Exército sírio está desdobrando as suas forças dentro e à volta da cidade, entretanto os correspondentes da Sputnik não confirmam esta informação e ainda não há nenhuma confirmação oficial.
Além disso, algumas testemunhas que estão em contato com a oposição síria afirmaram que os militares russos chegaram a áreas próximas à cidade de Kobane.
Na mídia surgiu informação que militares russos cruzaram o Eufrates e chegaram a Kobane, deslocando-se de oeste para leste. A oeste de Kobane está a cidade de Manbij, que ficou sob controle das forças governamentais sírias depois da retirada da coalizão internacional liderada pelos EUA nesta terça-feira.
Anteriormente foi informado que tropas do Exército da Síria entraram na cidade síria de Raqqa e estabeleceram pontos de observação pela primeira vez desde 2014.
De acordo com um correspondente da Sputnik Turquia, citando fontes da região, o Exército do governo sírio entrou em Raqqa a partir da cidade de Tabqa, sendo protegido por cobertura aérea.
Operação turca na Síria
A Turquia anunciou o lançamento da operação Fonte de Paz no nordeste da Síria em 9 de outubro. De acordo com Erdogan, o objetivo de Ancara é criar uma zona tampão, que deve se tornar um cinturão de proteção para a fronteira turca. Damasco qualificou a operação como agressão, e a comunidade internacional condenou as ações de Ancara.
Administração Autônoma curda do nordeste da Síria já anunciou oficialmente, no dia 13 de outubro, que tinha chegado a um acordo com as autoridades oficiais sírias para posicionamento do Exército sírio ao longo de toda a fronteira sírio-turca a fim de ajudar a repelir o ataque do Exército turco e dos grupos pró-turcos.
Na véspera, o Ministério da Defesa informou que o Exército sírio tinha assumido o controlo de Manbij e da área circundante. Ao mesmo tempo, os militares dos EUA deixaram suas bases nas proximidades de Dadat e Umm Mial se deslocando em direção à fronteira sírio-iraquiana.
DETALHES A SEGUIR